menu

notícias

A Fórum Oceano vai apresentar o processo de certificação das 'Estações Náuticas de Portugal' (ENP) na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), no dia 1 de março, às 15h, no stand do Turismo de Portugal, localizado no Pavilhão 1.  A sessão de apresentação vai contar com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

No âmbito das atividades de dinamização do Cluster do Mar Português e com o apoio do seu Grupo Dinamizador do Portugal Náutico, que conta com a participação de organizações da Administração Pública, entidades de âmbito regional do Turismo em Portugal, o Turismo de Portugal, IP, autarquias locais e outras organizações e entidades que exercem atividades ou detêm competências na área da náutica, a Fórum Oceano vai avançar com o processo de certificação das Estações Náuticas de Portugal.

Reconhecendo a valia dos recursos e o potencial que Portugal apresenta na área do turismo náutico e tendo como exemplo as experiências existentes em França e em Espanha, foi aprovado o regulamento para a certificação das Estações Náuticas, que beneficiou igualmente do enquadramento fornecido pela FEDETON - Fédération Européenne de Destinations Touristiques Nautiques, entidade gestora da rede internacional das estações náuticas, da qual a Fórum Oceano é membro desde 2016.
 
Estação Náutica: definição e processo de certificação

A ENP é constituída por uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, e que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas.

Desta forma, a ENP apresenta-se como uma plataforma de interação que pretende promover a cooperação, agregando em rede um conjunto de atores identificados com um território, nomeadamente administrações locais, entidades regionais e locais de turismo, clubes náuticos, marinas e portos de recreio, operadores marítimo-turísticos, estabelecimentos hoteleiros e de restauração, entre outros.

As ENP irão constituir um modelo que apresenta um conjunto de virtualidades para as organizações envolvidas e respetivos territórios, nomeadamente no que diz respeito à diversificação da oferta turística, combate à sazonalidade, aumento do gasto por visitante, imagem de referência e qualidade, promoção conjunta de produtos turísticos a nível internacional. Para os potenciais visitantes as Estações Náuticas garantem a qualidade do produto turístico e dos serviços prestados, bem como apoio informativo e a reserva de alojamento e serviços.

Apesar das ENP serem maioritariamente destinos de costa, também nos territórios do interior existem condições para avançar com o processo certificação em planos de água estáveis, como rios, lagos e albufeiras de barragens.

Para obter a certificação e integrar a rede das Estações Náuticas de Portugal, deve ser apresentada uma candidatura à Fórum Oceano, que é a entidade responsável pela certificação. A avaliação dos processos de candidatura será feita por uma Comissão de Avaliação composta por um conjunto de elementos representantes de entidades relevantes no desenvolvimento da náutica, do turismo e da política do Mar.

A primeira fase de candidatura ao processo de certificação decorre entre 1 de março e 30 de junho. 

Após a sessão de apresentação das Estações Náuticas vai decorrer uma ação de promoção do pescado nacional, dinamizada pela Docapesca no âmbito da sua campanha de valorização do carapau.

Programa 
14h45: Receção
15h: Apresentação do processo de certificação das Estações Náuticas de Portugal
15h30: Promoção do Pescado Português – Docapesca

27/02/2018

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies. OK mais informação