menu

notícias

Nada aproxima mais empreendedores e investidores do que um evento informal, onde o networking acontece de uma forma natural.


Esse é o principal motivo pelo qual se realizou a II Gala do Projeto Platicemar, no passado dia 5 de Junho, na Figueira da Foz. 

Em três momentos distintos, foram apresentadas as 23 ideias (entre 36 candidaturas) selecionadas no Concurso de Ideias de Negócio de 2018. Aproveitando a presença de potenciais investidores, o evento começou com uma sessão de pitchs cujo objetivo final foi a criação de parcerias capazes de conduzir à criação efetiva de novos negócios. Cada candidato teve dois minutos para apresentar os seus potenciais projetos, previamente preparados em colaboração com o programa de aceleração Sea2market e o programa de mentoria Sea2tracking. 

Entre os investidores convidados, marcaram presença Rui Trindade (Managing Partner da Rui Trindade & Associados - Corporate Finance & International Business Lda.), Ana Paula Reis e Santiago Salazar da Busy Angels, Luís Subtil Barreiro (Vice -Presidente do grupo inCentea), Miguel Henriques (Founding Partner da Mermaid Investments) e Nuno Ferreira de Almeida (Investment Manager na Portugal Ventures). 

Apresentadas as ideias de negócio seguiu-se um momento de networking informal sob a forma de um cocktail em que as ideias previamente expostas puderam ser discutidas ao ritmo de cada um dos intervenientes. Um espaço dedicado à sociabilização em que foram esclarecidas dúvidas e delineadas estratégias. 

Seguiu-se o jantar sentado, mais uma oportunidade de ouro para cada um dos intervenientes revelar as suas melhores ideias para a economia do mar numa iniciativaque é, reconhecidamente, uma das mais importantes existentes em Portugal para valorização do mar e daquilo que ele nos dá. 

Durante o momento à mesa, discursou - em representação do projeto Platicemar - Nuno Mendonça e Carlos Moita (Presidente da ACIFF - Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz), Carlos Monteiro (Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz) e Pedro Cilício (Diretor de Investimento para a Inovação e Competitividade Empresarial do IAPMEI) complementaram o painel de discursos destacando o valor que este projeto representa para a área do mar. 

Depois do sucesso desta II Gala Platicemar, realiza-se, a data a anunicar oprtunamente um congresso onde serão revelados os resultados finais do projeto e entregues os prémios regionais (Porto, Aveiro, Leiria/Peniche, Figueira da Foz e Sines), no valor de 5000 euros, aos candidatos autores das ideias vencedoras de cada um dos 5 territórios. 

Mais uma iniciativa que, além de juntar empreendedores e investidores, veio provar que projetos únicos e inovadores como o Platicemar são a forma mais direta de sensibilizar todos para a necessidade de fazer da economia do nosso mar uma prioridade absoluta. 

O projeto Platicemar é liderado pela Inova-Ria, contando com os parceiros Fórum Oceano, ACIFF - Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria e SINES TECNOPOLO. Este projeto de empreendedorismo é cofinanciado pelo Programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Promoção do Espírito Empresarial, envolvendo um investimento elegível de 703 mil euros, que resultou num incentivo FEDER de 598 mil euros.

24/06/2019

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies. OK mais informação