menu

notícias

No âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho), a Comissão Nacional da UNESCO (CNU) em parceria com Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM – Peniche) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), irão organizar a Conferência “OCEANOS: SENSIBILIZAR para AGIR, PROTEGER para VALORIZAR”, subordinada ao tema do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável “Proteger a Vida Marinha” e respetivas metas.  

O Programa da Conferência, enquadrado pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, contemplará o papel da COI no que respeita às metas do ODS 14 – “Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável” e a preparação do roteiro de implementação da Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030). A CNU e o ESTM abordarão temas e projetos em torno da proteção da vida marinha desenvolvidos em territórios nacionais designados pela UNESCO como Reservas da Biosfera.  

Esta iniciativa será igualmente uma oportunidade para ilustrar um conjunto de boas práticas e iniciativas que têm vindo a surgir no seio da sociedade portuguesa, que contribuem para a valorização e preservação dos oceanos. Nesse sentido, serão dinamizados painéis em torno da cidadania, da arte e da ciência ligada aos oceanos e que irão contar com a presença  de personalidades e instituições de reconhecido mérito. No final da conferência, pretende-se ainda vir a discutir o tema relacionado com o contributo de Portugal para atingir as metas associadas ao ODS 14. 

A conferência decorrerá em Peniche, no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do IPL, entre as 09h30 e as 18h00. A entrada é livre, mas sujeita a prévia confirmação através do seguinte e-mail:gire.estm@ipleiria.pt

06/06/2018

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies. OK mais informação