menu

notícias

A Figueira da Foz é o quarto porto de pesca a aderir ao projeto “A pesca por um mar sem lixo”, que tem como objetivo a redução dos resíduos no mar, através do apoio à adoção de boas práticas ambientais por parte dos pescadores, promovendo a valorização e reciclagem desses resíduos.

Ao promover a recolha seletiva dos resíduos gerados a bordo e capturados nas artes de pesca, e disponibilizando as infraestruturas adequadas para a sua receção em terra, o projeto pretende, assim, preservar o oceano do lixo produzido.

 

Depois do arranque em Peniche, Ilha da Culatra e Aveiro, o projeto foi agora alargado ao porto de pesca da Figueira da Foz, numa iniciativa do Ministério do Mar que está a ser desenvolvida pela Docapesca em parceria com a Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM).

Na Figueira da Foz, a iniciativa conta com a adesão das organizações de produtores e associações do setor que operam neste porto (arrasto, cerco e pesca artesanal), tendo sido criados cinco pontos para deposição dos resíduos recolhidos em terra.

O projeto conta com a participação da Cooperativa de Produtores de Peixe do Centro Litoral, da Figpesca – Associação dos Pescadores e Armadores do Centro Litoral, da ADAPI – Associação dos Armadores das Pescas Industriais, do For-Mar, da Câmara Municipal da Figueira da Foz, da Junta de Freguesia de São Pedro e da TRIU – Técnicas de Resíduos Industriais e Urbanos.

 

Projeto-piloto já tem 2 anos
O projeto-piloto teve início no porto de pesca de Peniche (2016) e foi depois implementado, em agosto de 2017, no núcleo piscatório da Ilha da Culatra (Faro) e no porto de pesca de Aveiro. Até ao momento, já foram recolhidos 284 metros cúbicos de embalagens (o equivalente a nove contentores marítimos de 20 pés) e 863 m3 de resíduos indiferenciados (26 contentores).

Estão envolvidos 835 pescadores, 256 embarcações, 15 entidades parceiras e oito associações e organizações de produtores.

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies. OK mais informação